TEMPERAR CARNE DE CHURRASCO? ERROS E VÍCIOS!

O TEMPERO MAIS RELEVANTE É O SAL, não apenas tempero, um aditivo funcional, além de ressaltar o verdadeiro sabor da carne, sem alterar na originalidade do paladar, o sal ativa na carne algumas propriedades especiais. COLA EM NÓS! PARA CONFERIR . . . 

Não basta jogar sal na carne (. . .) Para o processo químico ocorrer como esperado, temos que considerar todos os aspectos de temperos, que atrelam ao sal e juntos temperam a carne, gerando suculência e com a medida certa, sem alterar o sabor! A quantidade de temperos deverá ser de acordo com o tamanho da peça de carne, mantenha o sal em menos quantidade, pois levado à indução, a carne libera gordura salina, então o sal deverá se manter apenas como complemento básico, em menor quantidade em relação ao alho e ervas!

O SAL DESIDRATA O CORTE? Em concentrações baixas, não! O sal só desidrata a carne em concentrações acima de 5%, muito mais alta do que a utilizada para temperar sua carne.

SAL GROSSO OU REFINADO? Meu chapa, se liga nesse truque! A resposta é: sal grosso sem aditivos, e de boa orgiem, pois irá conter outros mineirais interessante para a dieta. Caso contrário use o sal refinado.O sal grosso rosa do himalaia é uma ótima opção por conter uma quantidade bem superior de minerais comparado ao sal grosso tradicional.

SEGUE MEDIDAS ACONSELHAVEIS: Tempero para 1kg de carne bovina para churrasco

  • 15 g de sal / 3 colheres de chá;
  • 5 g de açúcar / 1 colher de chá (o açúcar confere caramelização/cor e equilibra o paladar);
  • 5 g de alho em pó ou 3 dentes de alho amassados ou picados;
  • 5 g de cebola em pó / 1 colher de sobremesa;
  • 3 g de pimenta do reino / 1 colher de chá rasa;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 g de orégano / 1 colher de chá;
  • 1 g de ou em flocos / 1 colher de chá rasa – a pimenta calabresa é opcional, dependendo do paladar;
  • 3 g de pimenta jamaica / 1 colher de chá – a pimenta jamaica é muito aromática e não tem ardor, combina muito bem com a carne bovina e vai dar um toque especial ao seu churrasco.

DEVO USAR DRY-RUB PARA TEMPERAR ?

 

dry rub

Dry Rub é uma mistura de condimentos secos muito utilizada nos churrascos (barbecues) norte americanos. Ao aplicar o dry rub em uma carne é necessário cobrir todo o exterior da carne com uma camada do condimento e deixar por algumas horas descansando. O dry rub vai penetrar lentamente no interior da carne e transferir todo o sabor uniformemente pela peça. O exterior da carne terá uma camada mais forte e intensa, com uma coloração bem caramelizada conferida pelo açúcar que geralmente compõe o dry rub. Aplique o dry rub antes de assar a carne. O ideal é aplicar algumas horas antes, se possível no dia anterior. Mas mesmo que não haja tempo e o preparo da carne tenha que ser feito pouco antes de assar/grelhar, não há problema, mesmo com pouco tempo o dry rub vai agregar sabor à carne.

GOSTARAM DAS DICAS? Mantenham-se sempre conectados, teremos artigos úteis de Seg. à Sex. atualizando sobre temas e dúvidas frequentes de toda conversa entre churrasqueiros!